domingo, 23 de maio de 2010

TEMOS LIVRE ARBÍTRIO OU SOMOS DIRECIONADOS PELA RELIGIÃO?

Desde que nos voltamos para conhecer as coisas de Deus através do evangelho, ou seja, a partir do momento que começamos a frequentar uma igreja, uma das primeiras coisas que aprendemos é: todo ser humano tem um livre arbítrio. O livre arbítrio em sua explicação simplificada, significa dizer que, Deus, embora soberano não nos obriga a fazer nada do que não queremos. Ele orienta, porém não nos obriga. A escolha é nossa.

O grande problema é: temos livre arbítrio, porém as religiões muitas vezes nos tira este direito ao nos impor tradições, que muitas vezes não tem base concreta Bíblica, e sim, faz parte de tradição dos homens. O Senhor Jesus certa vez falando a respeito do tradicionalismo farisaico criticou duramente dizendo:

"Então, vieram de Jerusalém a Jesus alguns fariseus e escribas e perguntaram: Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem. Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?... Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens." Mateus 15:1-9

Veja que duras críticas! Os fariseus estavam mais preocupados com suas tradições do que realmente  fazer a vontade de Deus. A grande maioria, senão todos os conflitos do Senhor Jesus com essa seita religiosa, se deu em protesto ao tradicionalismo imposto por essa entidade religiosa.

Como eu argumento sempre no blog, para Deus não há religiões ou tradições, há sim aqueles que O servem e aqueles que não. Do que adianta a pessoa estar religiosamente correta se o coração está distante de Deus? Era o que acontecia com os fariseus e é o que acontece até nos dias de hoje com muitos crentes. Seguem a tradição religiosa, mas o coração está longe!

Sobre esse tema o apóstolo Paulo, grande ungido, argumenta o seguinte:

"Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo preceitos e doutrinas de homens, Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem." Colossenses 2:20-22

Nos dois versículos citados, podemos ver em destaque a expressão PRECEITOS DE HOMENS. Muitas vezes a religião aprisiona as pessoas, ensinando preceitos, que nem sempre são bíblicos. São tradições simplesmente.

Uma coisa tenho aprendido nos meus dezoito anos de caminhada no evangelho: Não devo seguir preceitos de homens. Não estou influenciando ninguém a desobedecer as autoridades, porém há de se ter uma consciência voltada para discernir o que é de Deus e o que é dos homens. Outra frase sábia do apóstolo Paulo:

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas." 1 Coríntios 6:12 

O apóstolo Paulo deixa bem claro que a decisão do que fazer ou não é estritamente pessoal, partindo da consciência de cada indivíduo. Ele diz "Todas as coisas me são lícitas", ou seja, tudo está a meu alcance, mas nem tudo é correto eu fazer. 

MUITAS VEZES VEMOS AS IMPOSIÇÕES RELIGIOSAS, AO INVÉS DAS ESCOLHAS PESSOAIS DO INDIVÍDUO, E AÍ ESTÁ O PROBLEMA. PARA ONDE VAI O LIVRE ARBÍTRIO?

A pessoa tem que entender que ela não pratica determinadas coisas, não pelo fato de ser crente e sim pelo fato de ter uma conduta, um caráter baseado na palavra de Deus. Eu sempre digo isso! Me perguntam: Você não bebe por que é crente? Respondo: Não, porque temo a Deus e Lhe obedeço. O meu título de crente não me credencia a fazer ou não fazer algo, nem o meu pastor me diz o que devo fazer, e sim o meu caráter perante a Deus é que me conduz a esse comportamento.

Chega de tradições religiosas! Nos preocupemos em fazer a vontade de Deus, ao invés de nos preocupar com preceitos de homens. 

Para finalizar, é importante que o cristão faça uma análise de tudo que ele vê e ouve, tanto na igreja, quanto no mundo, pois segundo a Bíblia, devemos julgar tudo e absorver somente o que é bom:

"julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal." 
                                                                                                                1Tessalonicensses 5:21-22

Deus abençoe a todos em o nome do Senhor Jesus

Contato: jesusmar2008@yahoo.com.br

3 comentários:

  1. Paz seja contigo

    As tradições religiosas corrompem o povo e isto é um fato que tenho presenciado na igreja em que congrego.
    Os pastores tem maipulado as Escrituras para poderem tornar uma prioridade na fé eleger candidadtos da igreja. Eles tem cometidos heresias e crimes eleitorais explicitamente como dizerem que vão votar neste candidato e que nós somos livres para vortar em que m quiser, porém se não votarmos no pr...xxx então podemos votar no macumbeiro ou no bandindo.

    desta forma eles exaltam os candidatos deles e demonizam o restante, como se no reino de Deus não houvesse candidatos aptos a a representar o povo.

    Sou duramente difamado e perseguido, além de pressionado por pastores a deixar de lado isso, pois pode me complicar...de fato, se eu denuncio criminosos eles vão sim se complicar, com a justiça e com Deus.

    Mas meu livre-arbítrio me leva a escolher obedecer a Deus e não a homens de mente corrompida.

    Permaneça na Graça e nela frutifique

    Seja bem vindo em meu blog e que possas ser edificado na Palavra

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola, e realmente nisto q creio... e me revolta a impresão de que igreja e um jogo de manipulação, dos mais fracos e oprimidos, que se tornam alvos facies para se tornarem marionetes, nas mãos de Lideres ipocritas e egoistas que só visam o poder... e ainda usam o nome de Deus... Foi para liberdade q Cristo nos Chamou...

    ResponderExcluir
  3. Prezados irmãos,
    Obrigada pelas mensagens aqui expostas, tem me ajuda em minhas pequenas mensagens.

    Que nosso Senhor continue a inspira-los a cada dia mais e mais, tem feito a diferença, não parem por favor.

    Irmã, Luzia Olimpio - Jandira/SP

    ResponderExcluir