segunda-feira, 26 de abril de 2010

O PARECER DE GAMALIEL, A DECLARAÇÃO DO APÓSTOLO PAULO E O ENSINAMENTO DE CRISTO

Antes de prosseguir com o estudo sobre A GRANDE MERETRIZ, resolvi postar esta mensagem que tem como principal objetivo fazer as pessoas compreenderem a importância de não julgarem os líderes e/ou a igreja de outros. 

A idéia deste post surgiu após eu ler uma postagem na UBE (União de Blogueiros Evangélicos), a qual a partir de hoje (26/04/2010) sou membro. A postagem falava a respeito de pessoas que utilizam seus blogs para criticar autoridades religiosas de igrejas evangélicas. E algo interessante no post era que este evidenciava que tais blogueiros esquecem de pregar o evangelho, que é mais importante do que religião, para criticar as outras igrejas, inclusive utilizando-se de vídeos tendenciosamente editados para denegrir a imagem de líderes espirituais.

Além deste post, há alguns dias atrás assistindo um programa do pastor Silas Malafaia, vi ele fazendo críticas duríssimas a estes  blogueiros que se preocupam em denegrir sua imagem. Ao mesmo tempo, ele lamentou que, pessoas que se dizem cristãs dão o maior ibope a este tipo de blog.   

Muito bem! Não estou defendendo religião alguma, até porque como tenho deixado claro, não estou aqui pra falar de religião e sim da palavra de Deus. 

Primeiramente, tais pessoas deveriam aprender a lição que Gamaliel, que apesar de ser um mestre da lei fariseu era um homem temente a Deus, que ensinou aos demais fariseus.

Atos 5:17 diz que Pedro e os demais apóstolos foram presos e levados perante os religiosos da época. As palavras de Pedro (Atos 5:29-32), fizeram com que os que estavam ali presentes se enfurecessem contra eles, levando-os inclusive a desejar matá-los (Atos 5:33). Mas, Gamaliel, levantou-se e disse:

"e lhes disse: Israelitas, atentai bem no que ides fazer a estes homens. Porque, antes destes dias, se levantou Teudas, insinuando ser ele alguma coisa, ao qual se agregaram cerca de quatrocentos homens, mas ele foi morto, e todos quantos lhe prestavam obediência se dispersaram e deram em nada. Depois levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e levou muitos consigo; também este pereceu, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos. Agora, vos digo: dai de mão a estes homens, deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá; mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus. E concordaram com ele." Atos 5:35-38


Observe a sensatez de Gamaliel que, não quis fazer mal àqueles homens, temendo que, estes fossem de Deus (como de fato o eram), e assim consequentemente ele estaria lutando contra o Todo-Poderoso. As pessoas deveriam ter este pensamento antes de agredir e criticar as igrejas e/ou os líderes espirituais destas. E se ela estiver lutando contra Deus? Por isso evito criticar outros. O apóstolo Paulo também ensina outra importante lição:

"Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei." Filipenses 1:18

Ora, Paulo deixa bem claro! Quer por pretexto ou verdade o evangelho está sendo pregado e deve ser pregado! Se o pastor fulano está errado, problema é dele! Se a igreja A, B ou C está errada, e daí? O juiz não somos nós:

"Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus" Romanos 14:12

Pra que o desespero se Deus zela pela sua igreja? Para finalizar reflita também nos seguintes versículos, que estão em Marcos 9, onde nosso Senhor Jesus Cristo ensina a tolerância:


38 João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue.
39Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.
40Porque quem não é contra nós, é por nós.
41Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão.


Então por que denegrir as outras igrejas se elas pregam a Cristo? Se quiser discutir, discuta com aquele que disse as palavras acima citadas. Deus abençoe a todos!


2 comentários:

  1. venho atraves deste para te dizer que gostei muito de seu comentario, seu breve estudo sobre gamaliel um homem temente e esperto ao recusarenfrentar ou travar uma luta com o senhor nosso deus.
    Venho em poucas palavras so para demonstrar a minha garatificação e minha felicidade por saber que existemais um servo de deus que esta anunciando e pregado o evangelho dele vou ficando por aqui muito feliz e satisfeito com esse estudomaravilhoso!
    De: Kennidy hobbert
    Para: Jesusmar Sousa

    graça e paz!!!!

    ResponderExcluir
  2. Você fez um estudo muito profundo e belo das palavras e ensinamentos de Gamaliel e Paulo, creio que em tudo é exatamente como Jesus inspirava seus fiéis seguidores, gratidão por isso.

    ResponderExcluir